📜 O guia completo para crescer no LinkedIn

Se eu estivesse começando hoje, gostaria que me dissessem e mostrassem tudo isso — iria clarear muitas etapas da criação de conteúdo.

SaudaçÔes!

Opa, Victor aqui ;)

Minhas boas-vindas mais uma vez, nobre! Ficamos uma semana sem Arauto, por um problema aqui, no Beehiiv — e eu espero que vocĂȘ tenha sentido falta.

Hoje eu vou te mostrar as estratĂ©gias que me fizeram passar dos 35k seguidores no LinkedIn, de forma prĂĄtica, para vocĂȘ começar a fazer o mesmo.

Esta Ă© nossa agenda de hoje:

1. Mapa do crescimento no LinkedIn.
2. Escolha meu prĂłximo produto gratuito.
3. Espiadinha da semana.
4. Na lata.
5. O cofre do Arauto.
6. Desafio da semana.
7. Ferramenta de hoje.
8. Sua nota para a edição.

O Arauto #004
— Chamando a atenção em segundos

O mapa completo para crescimento com autoridade no seu LinkedIn

Eu estou hĂĄ 5 anos criando conteĂșdo para LinkedIn.

Por um bom tempo eu quebrei bastante a cabeça para entender o que funciona, na prĂĄtica, quando o assunto Ă© criação de conteĂșdo e geração de autoridade. JĂĄ abordei temas diferentes, falei com pĂșblicos diferentes, tive ondas de crescimento e posts virais.

Foi o que me levou de 0 a 35k seguidores.

E vou te dizer tudo o que vocĂȘ precisa fazer para conquistar os mesmos resultados.

ConsistĂȘncia

Entenda uma coisa: nĂŁo existe formato perfeito de conteĂșdo, e a estratĂ©gia adotada nunca deve tratar o formato como receita de bolo. Tem gente gerando resultados com design, outras pessoas com textos apenas e alguns com memes.

A minha praia Ă© o design, entĂŁo Ă© de se esperar que a grande maioria dos meus conteĂșdos tenha visuais atrativos que ilustram uma mensagem com propĂłsito.

O que vocĂȘ precisa fazer no LinkedIn Ă© criar conteĂșdo denso. É esse tipo de estrutura que funciona para gerar mais autoridade e vendas. VocĂȘ tem que construir uma ponte entre o ponto em que as pessoas estĂŁo estagnadas e o lugar que desejam chegar — tudo isso de forma prĂĄtica, de preferĂȘncia provando os mĂ©todos com resultados reais.

AlĂ©m disso, o melhor cenĂĄrio Ă© criar conteĂșdo todos os dias. O melhor, nĂŁo o Ășnico. Se vocĂȘ nĂŁo consegue ter esse ritmo ainda, concentre-se em criar conteĂșdo denso de qualidade, mesmo que sĂł duas vezes por semana — defina um ritmo e torne isso um compromisso consigo mesmo. É o seu objetivo. É a sua marca. É o seu trabalho.

Seja o seu nicho

Vamos começar com estilo: NĂŁo existe concorrĂȘncia.

Mas, para alcançar esse conceito, vocĂȘ precisa deixar de dar ouvidos Ă s pessoas que pedem que vocĂȘ seja um mĂ­mico — que recomendam que vocĂȘ escolha um nicho de mercado, estude-o por completo e se comporte como um membro desse grupo.

Isso vai te tornar um escravo, e vocĂȘ vai desistir muito rĂĄpido.

O que vai tornar a criação de conteĂșdo algo natural e consistente no longo prazo Ă© fazer de vocĂȘ mesmo um nicho.

Para isso, vocĂȘ precisa unir, na sua criação de conteĂșdo, as coisas que vocĂȘ sabe, as coisas que vocĂȘ ama e o que as pessoas relacionadas ao seu tema precisam.

Na intersecção desses trĂȘs elementos estĂĄ o seu nicho. E Ă© impossĂ­vel que alguĂ©m concorra com isso. VocĂȘ vai conseguir atrair pessoas que pensam como vocĂȘ e que gostam da sua personalidade — Ă© uma conexĂŁo genuĂ­na, um relacionamento duradouro.

AlĂ©m disso, quem consegue ser mais vocĂȘ do que vocĂȘ mesmo?

Atue alĂ©m do conteĂșdo

Se vocĂȘ cria conteĂșdo, abre o LinkedIn, posta e vai embora, vocĂȘ nunca vai crescer em volume de seguidores, tampouco vai gerar autoridade ou vendas.

E provavelmente vocĂȘ vai entrar num ciclo vicioso de dizer que Ă© um problema com o algoritmo ou atribuir essa culpa a qualquer outro fator externo — tudo menos a vocĂȘ mesmo, o que Ă© um erro e orgulho exacerbados, de certa forma.

O LinkedIn é uma rede de conexÔes.

Quanto mais vocĂȘ expande sua rede com conexĂ”es Ășteis, relacionadas aos temas que vocĂȘ compartilha, melhor. Para isso, execute estas atividades divididas entre dias, semanas e meses:

Diariamente

Faça conexĂ”es com 10 criadores que falem com uma boa frequĂȘncia sobre temas parecidos com os que vocĂȘ aborda — comente nos posts de 3 deles e envie mensagens para pelo menos 1 deles.

Semanalmente

Salve conteĂșdos com bom desempenho, mesmo que sejam de pessoas de ‘fora da sua bolha’, e veja padrĂ”es que se repetem. Estude-os de verdade. VocĂȘ precisa aprender a consumir bons conteĂșdos antes de postar — e por incrĂ­vel que pareça, o seu estudo desses posts pode se tornar conteĂșdo tambĂ©m. Veja o caso do LinkedIn Creator. Eles sempre compartilham anĂĄlises de estratĂ©gias de outros criadores.

Mensalmente

Crie o håbito de olhar para os seus posts que tiveram melhor desempenho e buscar padrÔes nos temas, formatos e visuais. Para os posts que não tiveram bom desempenho, entenda o motivo, recicle-os e poste novamente com correçÔes.

Ofereça uma experiĂȘncia prĂĄtica

O seu conteĂșdo precisa ajudar as pessoas a colocarem algo em prĂĄtica imediatamente e fazer com que elas terminem de ler um post com mais clareza do que tinham antes.

VocĂȘ nĂŁo precisa ter certeza de tudo, mas se vocĂȘ jĂĄ estĂĄ em uma posição de autoridade sobre um tema, falando sobre ele com frequĂȘncia, estudando, ensinando e aplicando-o, o mĂ­nimo que se espera Ă© que vocĂȘ jĂĄ tenha algumas certezas e caminhos descobertos.

Use essa sua autoridade para simplificar um assunto complexo e fazer com que as pessoas associem o seu nome a um transformador de percepçÔes.

“Eu tinha uma dĂșvida sobre esse assunto, mas depois do conteĂșdo de [seu nome], as coisas mudaram completamente. Agora sei por onde seguir.”

Mostre a jornada

NĂŁo poste conteĂșdo sĂł quando estiver com todas as ideias formadas. As pessoas se identificam com quem estĂĄ no mesmo barco, com os mesmos problemas, e que mostra o que faz para superĂĄ-los.

Para isso, vocĂȘ pode explorar prĂĄticas como build-in-public, mostrando Ă s pessoas as estratĂ©gias que vocĂȘ tem criado para o seu conteĂșdo, como planeja aplicĂĄ-las e, depois, os resultados que obteve com isso — fazer estudos de caso de outros criadores pode ser Ăștil tambĂ©m.

Escolha um bom post de um criador que vocĂȘ admira, analise os motivos provĂĄveis dos resultados, torne isso visual e compartilhe.

Sabe o que acontece? Simplesmente por usar o nome desse criador no seu post, vocĂȘ jĂĄ pega emprestada uma autoridade e faz com que seu alcance seja maior — se esse criador reagir, o alcance Ă© mais alto ainda.

Vai sem vergonha. Isso sĂł nĂŁo acontece muito aqui, no nosso territĂłrio. No LinkedIn em outros paĂ­ses Ă© uma das coisas que mais vejo. VocĂȘ pode puxar a fila e criar um movimento.

Tenha um segundo cérebro

VocĂȘ perde um monte de ideias Ășteis e seu sono porque ainda nĂŁo tem o hĂĄbito de escrever o que pensa. Tudo fica solto na sua cabeça. Desperdiçado.

Eu nĂŁo vou te oferecer um template de Notion para isso (nĂŁo agora), mas vocĂȘ precisa ter um espaço — um bloco de notas, um caderno, um grupo no WhatsApp ou qualquer coisa do tipo — para registrar as ideias que surgem quando vocĂȘ nĂŁo estĂĄ procurando por elas.

É este o meu processo:

  1. Tenho uma ideia

  2. Escrevo no segundo cérebro (breve)

  3. Separo 1h por dia para escrever

  4. Olho para o segundo cérebro

  5. Desenvolvo todas as ideias breves

  6. Crio conteĂșdo a partir desses textos

Tenha um kit de ferramentas

NĂŁo existe ferramenta perfeita para criação de conteĂșdo. Mas existem funcionalidades que sĂŁo necessĂĄrias. Eu uso trĂȘs: Uma ferramenta para criação dos textos (Notion), uma ferramenta para design (Figma), e uma ferramenta para planejamento, agendamento e anĂĄlises dos posts (Taplio).

VocĂȘ nĂŁo precisa usar exatamente essas — eu sĂł as trouxe porque sĂŁo as que eu uso.

Saiba onde quer chegar

Isso precisa estar num quadro na sua parede: LinkedIn nĂŁo Ă© um fim, Ă© um meio.

Tenha clareza sobre os seus objetivos para nĂŁo perder o foco — precisa ser palpĂĄvel: onde quer estar daqui a 1 mĂȘs, 6 meses, 2 anos? Com isso em mente, vocĂȘ consegue fazer a logĂ­stica reversa dos passos e estratĂ©gias que precisa aplicar diariamente, semanalmente e mensalmente.

— Build-in-public

VocĂȘ vai escolher o meu prĂłximo infoproduto gratuito

Na Ășltima edição, eu comentei sobre isso e abri os votos, mas tivemos um empate, entĂŁo estou trazendo de novo — eu vou criar um infoproduto (playbook) aprofundado sobre o tema que for mais votado aqui, nesta lista.

Em primeiro momento, eu sĂł vou disponibilizar para vocĂȘ, que jĂĄ faz parte do Arauto. NĂŁo vai estar em nenhum outro lugar. Quero te priorizar, entĂŁo vota aqui.

Escolha meu prĂłximo produto:

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Na próxima edição eu compartilho qual foi o mais votado e inicio a produção para te entregar gratuitamente (se não tivermos outro empate).

— Mural

Espia só 👀

Novidades, lançamentos, curiosidades, aleatoriedades, memes ou qualquer outra coisa nesse apanhadão estå aqui no nosso mural.

Uma abordagem criativa sobre criação de conteĂșdo

PrincĂ­pios do design

— Amargou-se o que era doce

📌 Na lata

Chamar a atenção não é suficiente.

NĂŁo adianta vocĂȘ conquistar a atenção de alguĂ©m dentro de 3 segundos se o seu conteĂșdo nĂŁo for fluido e interessante o suficiente para reter a atenção dessa pessoa pelos prĂłximos minutos.

As pessoas se concentram tanto em chamar a atenção a todo custo que nĂŁo dedicam tempo suficiente para criar um conteĂșdo que seja prazeroso de ler.

EntĂŁo coloque isto em prĂĄtica:

→ Seja prático e objetivo ao ensinar
→ Use palavras simples
→ Use textos escaneáveis e fluidos
→ Use ilustraçÔes como complemento
→ Evite termos muito tĂ©cnicos
→ Escreva como se estivesse conversando
→ Fale mais ‘eu faço’ do que ‘faça’
→ Conduza quem está lendo
→ Mantenha um bom ritmo nas etapas

Se quer autoridade, simplifique.

JĂĄ cansei de ver pessoas tentando gerar autoridade e valor dizendo que sĂŁo o Batman que a Gotham City do LinkedIn precisa.

E para isso, essas pessoas complicam o conteĂșdo, vivem dizendo que o que elas fazem nĂŁo Ă© nada fĂĄcil, te fazem parecer um idiota por nĂŁo conseguir entender a genialidade que eles tĂȘm — e essa Ă© a maior idiotice, na verdade.

Quando for criar conteĂșdo, simplifique para quem compra de vocĂȘ e remova barreiras de entrada para quem quer ser como vocĂȘ. Gere valor com didĂĄtica e facilitação.

VocĂȘ NUNCA vai ser perfeito.

“As pessoas vão me julgar”
“Eu não sou criativo o suficiente”
“Meu nicho já está muito saturado”
“Preciso esperar o melhor momento”
“Não sou expert o suficiente no assunto”
“Meu conteĂșdo nĂŁo vai gerar engajamento”

Todos esses pensamentos que te distraem e tiram o seu foco da prĂĄtica, do colocar a mĂŁo na massa. E nenhum deles tem fundamentos. Elimine as distraçÔes e comece a criar conteĂșdo com o que sabe e o que tem.

— O Cofre do Arauto

Acesse e baixe os meus PDFs gratuitos 🔓

Aqui estĂĄ o ouro! VocĂȘ tem acesso livre a todos os meus materiais, em alta resolução, no Cofre do Arauto.

(Agora com os carrosséis também)

— Desafio da semana

Crie um segundo cérebro

Esse Ă© o desafio mais simples de se aplicar — vĂĄ por mim, vocĂȘ precisa aliviar sua mente antes que seja tarde demais. Como mencionei antes, nas etapas iniciais, o segundo cĂ©rebro Ă© um bloco de notas, uma pĂĄgina do Notion, um caderno ou algo parecido, que vocĂȘ usa para escrever suas ideias — todas elas, assim que surgirem, sem formatação.

É assim que vocĂȘ consegue armazenar isso em um lugar seguro (fora da sua cabeça), para nĂŁo perder o sono tentando se lembrar de algum conteĂșdo que acha importante.

EntĂŁo, o desafio Ă© este:

Crie um segundo cĂ©rebro e comece a escrever as suas ideias lĂĄ, sempre que surgir algo novo — faça disso um hĂĄbito.

Depois de um tempo, vocĂȘ vai perceber como a sua capacidade de escrita ficarĂĄ melhor, as palavras fluem (eu escrevo essa newsletter sozinho, todas as semanas. E 90% do conteĂșdo surge do meu segundo cĂ©rebro).

Desafio aceito?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

— Toolbox

Dica de ferramenta de hoje

O jeito mais fĂĄcil que vocĂȘ jĂĄ viu para criar mockups — sem programas de edição.

Antes de vocĂȘ ir


Nobre, se o conteĂșdo foi relevante para vocĂȘ, me ajuda com estes pequenos gestos aqui, abaixo, entĂŁo nĂłs nos despedimos e eu te vejo na semana que vem.

Na lata, o que achou dessa edição?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.