📜 Faça isto para ser visto e lembrado

Conteúdo bom chama a atenção das pessoas em segundos

SaudaçÔes, nobre!

Victor aqui ;)

Minhas boas-vindas mais uma vez! Hoje vocĂȘ vai aprender a chamar a atenção das pessoas rapidamente nos seus posts e a transformar o seu perfil em uma landing page para vender o que vocĂȘ tiver para vender.

Esta Ă© nossa agenda de hoje:

1. Seu conteĂșdo precisa parar o trem
2. O seu perfil no LinkedIn Ă© uma landing page
3. Espiadinha da semana
4. O Cofre do Arauto
5. Desafio de hoje
6. Na lata
7. Escolha meu prĂłximo produto
8. Ferramenta de hoje
9. DĂĄ uma nota 11 aĂ­, vai

O Arauto #003
— Chamando a atenção em segundos

Seu conteĂșdo precisa parar o trem

NĂŁo sĂł nas redes sociais, mas em diversos outros ambientes, as pessoas decidem muito rĂĄpido se vĂŁo consumir um conteĂșdo atĂ© o fim — os primeiros segundos definem quem vai te ouvir e quem vai te arrastar para cima (no feed đŸ™đŸŒ).

Parece um trem em alta velocidade.

Por isso, sua mensagem precisa ser cada vez mais clara, direta e facilmente identificĂĄvel. As pessoas precisam entender e se interessar pelo que vocĂȘ estĂĄ dizendo: o problema que vocĂȘ resolve, a crĂ­tica que faz ou a lição que ensina.

Alguns dizem que vocĂȘ tem apenas 3 segundos.

Eu acredito que pode durar atĂ© menos que isso. E vocĂȘ precisa capturar a atenção de alguĂ©m ao ponto de fazer essa pessoa parar o "trem", descer na sua estação (post) e passar um tempo ali, ouvindo ou lendo o que vocĂȘ tem para dizer.

É a realidade.

As redes sociais foram projetadas assim. Essa Ă© a regra do jogo. MilhĂ”es e milhĂ”es de conteĂșdos sĂŁo postados constantemente. É Ăłbvio que a atenção das pessoas Ă© fragmentada. Se vocĂȘ nĂŁo pode mudar o meio, mude sua mensagem.

Aqui estĂĄ o caminho:

Primeiro, defina o tema, faça rascunhos, escreva em alto volume (vocĂȘ nĂŁo vai usar tudo), exponha seu ponto de vista, remova o desnecessĂĄrio, escolha as imagens (se houver) e estruture a versĂŁo final usando um framework (como o AIDA, por exemplo).

SĂł depois disso vem o ‘hook’. Essa Ă© a primeira frase do seu post, tanto na imagem (se houver) quanto na legenda. O motivo de deixĂĄ-lo para o final Ă© simples: vocĂȘ precisa olhar para seu post e perguntar “qual Ă© a Ășnica coisa que as pessoas podem aprender com isso?”. Assim, vocĂȘ encontra o que escrever no inĂ­cio para conquistar a atenção delas.

Aqui está um guia para criar bons ‘hooks’: Aprender agora.

— Terra firme

O seu perfil no LinkedIn deveria ser uma landing page

O seu perfil no LinkedIn nĂŁo pode ser um fim da jornada, mas uma ponte para alguma outra solução, serviço ou produto que vocĂȘ oferece. NĂŁo adianta ter uma grande audiĂȘncia se vocĂȘ nĂŁo entender quais sĂŁo os melhores caminhos para monetizĂĄ-la.

[Se vocĂȘ Ă© altruĂ­sta ao ponto de dedicar horas do seu dia, anos da sua vida para se alimentar de curtidas nos seus posts e elogios, pule uma casa.]

TambĂ©m nĂŁo estou dizendo que vocĂȘ precisa tratar o Jogo do LinkedIn apenas como uma forma de gerar receita. Existem pessoas do outro lado, mas ninguĂ©m Ă© bobo.

Compartilhe o mĂĄximo possĂ­vel de conteĂșdo de valor de forma gratuita, com todo o seu conhecimento, simplificando com uma didĂĄtica impecĂĄvel. Esse Ă© o caminho para, antes de qualquer coisa, gerar valor, conexĂ”es e uma base de pessoas que se identificam com a sua abordagem e a transformação que vocĂȘ gera.

Quando esse valor Ă© gerado, as pessoas vĂŁo querer comprar de vocĂȘ — muitas vezes sem que vocĂȘ precise vender, prospectar ativamente ou correr atrĂĄs. Elas te procuram. Dizem o que precisam. Pedem por produtos e serviços que vocĂȘ nem lançou.

Agora, se vocĂȘ tem um perfil padrĂŁo, sem capa, com uma foto amadora, sem links para outros canais, sem destaques relevantes, sem uma identidade aplicada. Seu conteĂșdo Ă© como SansĂŁo sem os cabelos. NĂŁo tem força.

Por isso, faça estas otimizaçÔes:

Identidade:

Esse Ă© o elemento que deve fazer parte de todos os outros, alĂ©m de fazer com que seu perfil seja autĂȘntico (diferente de 99% do LinkedIn).

Foto de perfil:

Use uma foto em que o seu rosto esteja visĂ­vel, principalmente quando estiver em escala reduzida.

Headline:

Objetividade Ă© a chave aqui, mostrando o que vocĂȘ faz, para quem e como faz. EntĂŁo, evite colocar um monte de especialidades sĂł para preencher o espaço.

Destaques:

Se vocĂȘ quer que as pessoas ignorem os seus destaques, coloque apenas os seus posts que tiveram maior desempenho aqui, fixados. Mas se quer direcionar as pessoas, coloque links (com capas) para seu site, portfĂłlio, landing page, newsletter, produto gratuito etc.

Capa:

NĂŁo coloque uma foto de uma mesa, do cĂ©u ou um logo no principal recurso do seu perfil. A capa Ă© o que ocupa mais espaço na tela e deve ser ter uma frase convincente sobre a transformação que vocĂȘ oferece, alĂ©m de ter a sua identidade visual aplicada.

Execução

Se Ă© um saco para vocĂȘ executar tudo isso, ou se nĂŁo tem conhecimento tĂŁo pontual sobre design e copywriting, eu faço por vocĂȘ: Entrar na fila

— Mural

Espia só 👀

Novidades, lançamentos, curiosidades, aleatoriedades, memes ou qualquer outra coisa nesse apanhadão estå aqui no nosso mural.

Insights do LinkedIn em 2024

20 mini-estratĂ©gias de conteĂșdo

Guia para comentĂĄrios efetivos no LinkedIn

— O Cofre do Arauto

Acesse e baixe os meus PDFs gratuitos 🔓

Aqui estĂĄ o ouro! VocĂȘ tem acesso livre a todos os meus materiais, em alta resolução, no Cofre do Arauto.

(Agora com os carrosséis também)

— Eu duvido

Desafio da semana

Jå que falamos sobre otimização de perfis para receber visitas e direcionå-las para outros meios, ou gerar a confiança que falta para te mandarem uma mensagem, nosso desafio serå este:

Se coloque no lugar do visitante:

↳ Sua capa diz a transformação que vocĂȘ gera?
↳ Sua headline mostra quem e como vocĂȘ ajuda?
↳ As pessoas conseguem te reconhecer na foto?
↳ Seus destaques mostram links Ășteis?

Se vocĂȘ tem, pelo menos 2 nĂŁos, o desafio Ă© para vocĂȘ.

Aplique essas mudanças no seu perfil e sinta-se livre para pedir a minha opinião na DM do LinkedIn — vou analisar e te dizer as minhas perspectivas.

Desafio aceito?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

— Amargou-se o que era doce

📌 Na lata

Escrever Ă© a melhor das habilidades.

Newsletters? → Textos
Blogs? → Textos
E-mails? → Textos
Posts? → Textos
Sites? → Textos
Produtos? → Textos
Cursos? → Textos
AnĂșncios? → Textos
Livros? → Textos

Escrever deve ser um hĂĄbito, prĂĄtica e estudo para facilitar a criação de conteĂșdo, seja qual for a plataforma, formato ou objetivo.

NĂŁo existe concorrĂȘncia.

NĂŁo existe concorrĂȘncia quando a sua marca pessoal tem as suas habilidades, histĂłria, experiĂȘncias, pontos de vista, personalidade, e perspectivas — assim, Ă© impossĂ­vel que alguĂ©m seja sequer parecido.

Ser o primeiro nĂŁo Ă© ser o melhor.

NĂŁo existe concorrĂȘncia quando a sua marca pessoal tem as suas habilidades, histĂłria, experiĂȘncias, pontos de vista, personalidade, e perspectivas — assim, Ă© impossĂ­vel que alguĂ©m seja sequer parecido.

Sempre me incomodo quando vejo pessoas que tentam gerar valor dizendo que sĂŁo as primeiras a fazer alguma coisa e levam isso como o maior dos tĂ­tulos.

Google vs. Altavista

Altavista, lançado em 1995, foi um dos primeiros mecanismos de busca na internet. — Google, lançado em 1998, nĂŁo foi o primeiro, mas hoje Ă© o lĂ­der global em buscas.

Facebook vs. MySpace

MySpace, fundado em 2003, uma das primeiras redes sociais a ganhar popularidade. — Facebook, lançado em 2004, conseguiu superar o MySpace por oferecer uma plataforma mais amigĂĄvel e focada em conexĂ”es pessoais.

iPhone vs. Blackberry

Blackberry foi um dos primeiros smartphones a ganhar relevñncia. — iPhone revolucionou o mercado de smartphones.

É claro que ser o primeiro tem o seu valor. AlguĂ©m tem que abrir a porta para os demais entrarem em seguida. Mas esse Ă© o seu maior tĂ­tulo?

Eu nasci primeiro, mas meu irmĂŁo se desempenha melhor que eu em um monte de coisas.

E se vocĂȘ usa esse ‘slogan’ com a mensagem de “sou o primeiro a fazer X coisa”, logo vocĂȘ vai ver outras 20 marcas fazendo a mesma coisa, com mais qualidade, e o seu tĂ­tulo nĂŁo vai servir de nada.

— Build-in-public

Escolha o produto que vou criar de graça para vocĂȘ

Tem duas coisas que eu tenho como objetivo agora. SĂŁo as minhas principais iniciativas de conteĂșdo no LinkedIn, newsletter e outros meios.

A primeira coisa Ă©:

Quero compartilhar cada vez mais conteĂșdo relevante e prĂĄtico de forma gratuita, para vocĂȘ colocar a mĂŁo na massa, conquistar autoridade e resultados consistentes, de forma Ășnica.

A segunda coisa Ă©:

Quero expandir o nĂșmero de pessoas inscritas aqui, no Arauto, pois Ă© uma plataforma ‘prĂłpria’. Canais como LinkedIn, Instagram, YouTube, Tiktok etc. sĂŁo alugados. Ou seja, nĂŁo sei o que vai acontecer amanhĂŁ. No LinkedIn, mais de 32k pessoas me acompanham, mas se acontecer algo como o que houve com o X. JĂĄ era.

Mas o objetivo Ă© unir as duas coisas.

Se estou sendo transparente desse jeito, Ă© porque tambĂ©m estou disposto a te ajudar a aplicar essa mesma estratĂ©gia se vocĂȘ tiver ou quiser criar uma newsletter.

É o seguinte:

Eu uso uma plataforma chamada Beehiiv — aqui, eu consigo fazer campanhas de indicação com um ‘prĂȘmio’ para quem bater uma meta. Por exemplo: Quem indicar 15 pessoas (que se inscreverem) tem o link de download desbloqueado.

Mas, ao invĂ©s de eu mesmo definir qual vai ser esse prĂȘmio, eu quero que democraticamente vocĂȘ e as demais pessoas que assinam O Arauto escolham o que irĂŁo receber em troca das indicaçÔes. EntĂŁo me ajuda com sua opiniĂŁo.

O que vocĂȘ gostaria de receber (gratuitamente)?

São 4 opçÔes de playbooks:

1. As principais prĂĄticas de design de conteĂșdo.
2. Como criar carrosséis que convertem.
3. Como criar uma marca pessoal no LinkedIn (com templates).
4. Guia completo para hooks no LinkedIn (com templates).

Escolha meu prĂłximo produto:

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Na próxima edição eu compartilho qual foi o mais votado e inicio a produção para te entregar gratuitamente.

— Toolbox

Dica de ferramenta de hoje

Aqui tem + 120 formas (SVG/Vetor) para copiar e colar.

Antes de vocĂȘ ir


Nobre, se o conteĂșdo foi relevante para vocĂȘ, me ajuda com estes pequenos gestos aqui, abaixo, entĂŁo nĂłs nos despedimos e eu te vejo na semana que vem.

Na lata, o que achou dessa edição?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.